Você sabe o que é mais importante para você?

Dinheiro, sucesso, família, amigos, saúde; muitas opções, mas você de fato sabe o que é mais importante para você? Vejam, não existe uma única forma de ser feliz, e nem ao menos uma única forma de buscar as coisas, agora um fato que não pode ser negado, é que quando há dificuldade no entendimento do que é o mais importante, parece que você está sempre patinando.

Eu dou um exemplo: você pode estar almejando alcançar dinheiro além do que você ganha, e isso pode acontecer de uma forma orgânica, onde você encaixa outras demais atividades, ou se você almejar um crescimento mais desenfreado, você necessitará se isolar de uma série de outros fatores externos, para fazer com que isso ocorra. Ou seja, estamos falando em abrir mão de algumas outras coisas que também podem ser agradáveis, em prol de uma que seria maior e mais importante. Mas isso só seria uma realidade se de fato se sabe o que é o mais importante para você naquele momento.

Em um jogo de xadrez, você busca proteger o rei a qualquer custo, afinal caso ele seja pego, o jogo acaba. Em um pensamento simples, podemos dizer o que o mais importante do jogo é a proteção do rei, contudo, para que isso ocorra, em diversos momentos, será mais importante que focar só na proteção do rei, bolar estratégias para não perder outras peças importantes, e ter em vista, que além de defender, você precisa atacar o adversário de alguma maneira, caso deseje vencer. Desta forma, podemos inferir que, temos sim algo que é mais importante de forma global, mas para que você alcance aquilo que você sonha, por diversos momentos, você deverá elencar outras prioridades máximas, que te ajudem a te levar aonde você quer.

Portanto, volto a pergunta inicial: você sabe o que é mais importante para você? Tanto do ponto de vista macro, do que seria o seu grande porto final em relação a vida, quanto os objetivos micro que devem ser organizados para te levar até lá?

Sabe, para algumas pessoas, isso que estou falando pode parecer um pouco óbvio, mas conheço tantos que não sabem exatamente para onde estão indo; seja por um aspecto mais de anedonia, de não sentir vontade de nada; seja por um aspecto de dificuldade de entender quais das possibilidades plausíveis é a mais agradável, ou a que mais deseja.

Dizem que para que não sabe para onde vai qualquer caminho serve; porém, eu refaço estas palavras com: para que não sabe onde vai, parece o tempo todo que está perdido.

A melhor forma de descobrir seu próprio caminho, envolve organizar os pensamentos, elencar prioridades, conversar com os próprios sentimentos, revisitar sonhos e desejos, ouvir alguns conselhos de pessoas que se ama, e em conjunto, quando tudo está muito complicado, uma boa terapia, já que dessa forma, com uma conversa guiada, você terá mais facilidade para entender a si mesmo.

2022 está logo ali pessoal, e neste ano que se inicia, vai ser muito importante que você ande no seu caminho, atrás do que é mais importante, para quando chegar o próximo fechamento de ciclo, você saber que andou direitinho no seu caminho, seja 1m ou 100km, mas dentro do que você realmente busca.

Lembre-se: quem você precisa proteger hoje, para preservar o seu rei, e avançar para a vitória?

G.H.G.O



88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo