top of page

Autocobrança

Se cobrar demais é um problema. De menos também. Mas tão ruim quanto a quantidade, é o momento. Vejo pessoas se cobrando de mais ou de menos em momentos errados. Sim, vejo pessoas que tiveram todo o tempo do mundo para fazer algo e não fizeram, e acabam se cobrando demais por seu desempenho no momento errado; questão de timing, sabe? Já, por outro lado, vejo pessoas se cobrando de menos, por erras grandes, ou atitudes prejudiciais, e acabam encontrando no conforto das justificativas, razões para não se cobrar.

Ah; cobranças e cobranças... Que peso não nos trazem não é mesmo? Perder o momento é algo muito doloroso, pois quando falamos de períodos curtos, ainda podemos refletir a respeito; mas e quando estamos falando de períodos longos? Arrependimentos profundos e inquietantes que gritam por talvez estarem encaixados no momento inadequado da vida. Quem será que convidou esse momento para agora? A vida te traiu? O destino te castigou?

Não creio em nada disso. Acho que a equalização das cobranças muitas vezes vem acompanhada da necessidade, ou da falta dela. Nossas decisões têm relação com nossa criação, nosso caráter, nossas crenças; porém de forma não dispensável; é inerente os nossos momentos de vida.

Sua linha do tempo traz muito de quem você é; mas ela não te define. Não importa o que você tenha feito, ou ainda faz; nunca é tarde para encontrar o seu caminho diferente, ajustar suas expectativas e criar um novo ecossistema.

Utopia? Se eu acreditasse assim, não trabalharia com o que eu trabalho.

Creio piamente na capacidade das pessoas de modificarem suas limitações e erros, e poderem enfim equalizar suas cobranças de forma saudável, onde exista um relaxamento em um momento propício, e uma cobrança maior que gire em torno de um propósito. Aliás, este último (propósito), muitas vezes deve ser fabricado, de uma forma ou de outra; ele é essencial.

Lembre-se que o princípio é, a vida deve ser formada por momentos, inserida em períodos, mas a gestão deve ser constante; sendo esta a melhor forma de evitar cobranças inadequadas; permitindo com que todos nós possamos encontrar paz, dentro daquilo que desejamos desempenhar.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page